terça-feira, 18 de março de 2008

1990 - MadreDeus - Existir

MadreDeus é uma banda Popular Portuguesa criada na da décade de 80, com o disco: Os dias de MadreDeus lançado em 1987.

Os elementos fundadores do grupo foram: Pedro Ayres Magalhães no Violão; Rodrigo Leão no teclado; Francisco Ribeiro no violoncelo; Gabriel Gomes no acordeão e a dose voz de Teresa Salgueiro. Magalhães e Leão formaram o grupo em 1985 Ribeiro e Gomes juntaram-se a eles em 1986. Na sua busca por uma vocalista, descobriram Teresa Salgueiro numa casa noturna de Lisboa, quando esta cantava alguns fados numa reunião informal de amigos. Teresa foi convidada para uma audição e aí surgia o grupo, o qual ainda não tinha um nome. A proposta inicial era a de uma oficina criativa, à qual todos os músicos levavam suas idéias e compunham em conjunto os temas e arranjos. Em 1987, o local de trabalho do grupo, o teatro Ibérico (antiga igreja doConvento das Xagregas, no bairro lisboeta da Madredeus) serviu de estúdio de gravação para mais de quinze temas reunidos à época em um LP duplo, depois convertido para o formato de CD. Chamaram-no de Os dias da Madredeus e daí viria o nome do grupo. O caráter inovador do álbum fez com que os Madredeus se tornasse um fenômeno instantâneo de popularidade em Portugal à época.

Em 1990 foi laçado o segundo disco dos Madredeus, Existir, o mas sensacional dos 14 da banda junto com o a Ainda lançado em 1995, que teve na canção O Pastor, um grande sucesso. Apesar disso, o grupo era relativamente desconhecido no estrangeiro. Isto mudou quando os Madredeus deram uma série de concertos na Bélgica onde decorria a Europália, uma exposição que no ano de 1991 foi dedicada à cultura portuguesa. Outro fato que contribuiu para que os Madredeus se tornassem conhecidos no estrangeiro foi o uso da canção "O Pastor" num filme publicitário na Grécia, à revelia do grupo. Seguiu-se um disco gravado ao vivo em Lisboa, no qual o grupo interpretava canções dos dois primeiros discos e incluía novos temas, um dos quais ("Mudar de Vida") com a participação do guitarrista Carlos Paredes.


MADREDEUS
Existir

1. Matinal
2. O Pastor
3. O Navio
4. Tardes de Bolonha
5. O Ladrão
6. Confissão
7. O Pomar das Laranjeiras
8. Cuidado
9. As Ilhas dos Açores
10. O Menino
11. Solstício
12. A Vontade de Mudar






DOWNLOAD

8 comentários:

Jeffmanji disse...

quando comecei a ler este post, pensei q era qqualque coisa, menos uma banda!

não conhecia, mas graças aqui, estou conhecendo!

hasta!

Igor Thiago disse...

opa :)
adoro conhecer novas bandas =D
to baixando já pra ver se é boa kkk
Abraços

http://putsblog.com

Anônimo disse...

Apesar de que quem ama fado tradicional não gosta muito do Madredeus , eu amo esse grupo . A Salgueiro tem uma voz belissima e os versos do Ayres são lindos.
Minha musica preferida é Claridade

April O'nil disse...

deste disco as minhas prediletas são:
AS Ilhas do Açores
Solsticio
O Pastor
Cuidado
O Ladrão....

Anônimo disse...

Interessante, segunda vez que isso me acontece, eu nunca ouvi falar numa banda, vou num blog.. e puff!

(Gostei do blog, viu)

Vidatitude

April O'nil disse...

vlu!!

Lanterna Verde disse...

particularmente não sou muito fã de Madredeus, mas tem seu valor na musica mundial...parabéns a April pela seu primeiro post como colaboradora!

fuii

Alcione Torres disse...

Adoro Madredeus!