terça-feira, 10 de junho de 2008

1983 - U2 - War

Nacionalidade: Irlandesa
Gravadora: Island Records

Integrantes: Bono Vox (Voz)
Edgar (Guitarra)
Adam Cleyton (Baixo)
Larry Mullen (Bateria)

"No terceiro álbum do U2, o quarteto de Dublin articulou suas visões ardentes sobre política e a condição humana. Com um som próximo do garage, este continua a ser um dos discos do U2 que apresentam um som mais cru. "Sunday Bloody Sunday" é, sem dúvidas, a música mais pungente do disco. Os ritmos militares do baterista Larry Mullen Jr. e o Riff descendente da guitarra de Edge formam o suporte perfeito para a declaração pessoal de Bono contra a continuação da guerra entre IRA e o governo Britânico.

"New Year Day" critica a estagnação e, simultaneamente, se alegra com a promessa de mudanças, declarando claramente que, apesar de estar dividido em dois, o mundo também pode ser "como um". "Surrender" é uma jóia mais delicada e demonstra a capacidade do U2 de criar música atmosférica. War também é notável pela inclusão de "Seconds", uma das duas únicas músicas que a banda gravou com Edgar como cantor. O hino "40" foi utilizado para encerrar os shows do grupo ao longo dos anos 80.

War entrou para o primeiro lugar nas paradas inglesas(ficou em 12° lugar nos estados Unidos) e foi o último disco que produziram com Steve Lilywhite no comando (o produtor já tinha trabalhado em Boy e October). Este álbum é um marco: o tratamento dado por lilywhite às músicas combina energia em estado puro com maestria na produção em estúdio. A voz de Bono se impõe e exige atenção, enquanto as linhas de guitarra de Edgar são vitais, mas nunca sobrepujam a banda. Um disco eterno."
texto tirado do livro 1001 discos para ouvir antes de morrer


U2 - War

1. Sunday Bloody Sunday

2. Seconds
3. New Year's Day
4. Like A Song...
5. Drowning Man
6. The Refugee
7. Two Hearts Beat As One
8. Red Light
9. Surrender
10. '40'

DOWNLOAD

Nenhum comentário: