sábado, 26 de abril de 2008

1972 - Neil Young - Harvest

É muito dificil dizer qual o melhor trabalho do cantor e compositor canadense, Neil Young, mas "Harvest" esta brigando por essa posição. O disco tem dez faixas fantásticas, destaque para "Heart Of Gold" um de seus singles de maior sucesso, mas não esquecendo de "Old Man", "Alabama" e assim por diante.

Gravadora - Reprise
Nacionalidade - Canadá

"Harvest rendeu a Young seu único primeiro lugar nas paradas (...) e ajudou a montar o cenário para a explosão do soft-rock nos anos 70".
Rolling Stone, 2003

"Harvest é um álbum que evoca com perfeição tanto o otimismo decadente do movimento da contracultura de São Francisco como o crescente cinismo da geração de Watergate. É, até hoje, um dos maiores sucessos comerciais do universo country-rock da Costa Oeste, tendo ficado em primeiro lugar nas paradas americanas e britânicas. Ainda assim, sua importância quase foi esvaziada previamente pelos Byrds e pelo Buffalo Springfield.
O disco, sem dúvida, prenunciou o auge criativo que Young atingiria na década de 70. As harmonias vocais de Linda Ronstadt e James Taylor garantiram o sucesso comercial do single "Heart Of Gold", algo que assustou tanto Young que ele tirou a música do repertório de seus shows durante três décadas. "Por causa dessa canção, fui parar na estrada da fama", escreveu ele. "Isso logo virou uma chatice e eu peguei um desvio".
Além dessa faixa, Harvest contém alguns dos melhores retratos poéticos traçados por Young, do escárnio em banho maria de "Alabama" - uma denúncia ácida sobre a corrupção no Sul dos Estados Unidos - à encantadora e intimista "The Needle And The Damage Done" e à tocante e sentimental "Old Man", escrita em homenagem ao caseiro do rancho de Young. Harvest muitas vezes ameaça descambar para um coutry enjoativo, mas no final das contas, acaba brilhando pela força de seu gênio criador.
Não foi surpresa que Young procurasse se afastar do sucesso retumbante do álbum. A maior parte de seu trabalho nos anos 70 seguiria com uma visão mais insidiosa dos Estados Unidos, através de experiências no campo do punk e do blues. Harvest, no entanto, permanece como retrato da maioridade da geração do Baby Boom."
Texto retirado do livro 1001 discos para ouvir antes de morrer

01 - Out On The Weekend
02 - Harvest
03 - A Man Needs A Maid
04 - Heart Of Gold
05 - Are You Ready For The Country
06 - Old Man
07 - There's A World
08 - Alabama
09 - The Needle And The Damage Done
10 - Words (Between The Lines Of Age)

Ouça, "Needle and the Damage Done" - Youtube


DOWNLOAD

6 comentários:

Anônimo disse...

Tenho vontade de conhecer mais a carreira do Neil Young, porque ele é uma das principais influências da minha banda favorita, o Pearl Jam.

A crítica também diz que o Neil fez o melhor show do Rock in Rio3, pena que não fui.

vlew.

Flá Romani... disse...

Seu blog sempre com bons gostos musicais!!! PARABÉNSSSSSS

Fabio disse...

otimo blog, parabens

Nanamada disse...

Nossa que linda recordação.
Gosto imensamente dle...

Anônimo disse...

òtima citação!
Parabens pelo bom gosto!!

Morales disse...

blog muito bom,parabens!!!


http://horcruxesdohp.blogspot.com/