sexta-feira, 4 de abril de 2008

1971 - Janis Joplin - Pearl



















Gravadora: Columbia
Nacionalidade: Norte Americana (EUA)


"Não entendeu? A música é apenas sentir as coisas e ter o prazer nelas"
Janis Joplin, 1968

Janis Lyn Joplin (19 de janeiro de 1943 - 4 de outubro de 1970) foi uma cantora americana de blues, influênciada pelo rock e pelo soul com uma voz marcante e que também chegou a compor. Joplin lançou quatro álbuns, desde 1967 até o lançamento póstumo em 1971, ou seja, este álbum.
Janis nasceu na cidade de Port Arthur, Texas, nos Estados Unidos. Ela cresceu ouvindo músicos de blues, tais como Bessie Smith e Big Mama Thornton e cantando no côro local. Joplin concluiu o curso secundário na Jefferson High School em Port Arthur no ano de 1960, e foi para a Universidade do Texas, na cidade de Austin, onde começou a cantar blues e folk com amigos.
Cultivando uma atitude rebelde, Joplin se vestia como os poetas da geração beat, mudou-se do Texas para San Francisco em 1963, morou em North Beach, e trabalhou como cantora folk. Por volta desta época seu uso de drogas começou a aumentar, incluindo a heroína. Janis sempre bebeu muito em toda a sua carreira, e sua preferida era a bebida Southern Comfort. O uso de drogas chegou a ser mais importante para ela do que cantar, e chegou a arruinar sua saúde.
Depois de retornar a Port Arthur para se recuperar, ela voltou para San Francisco em 1966, onde suas influências do blues a aproximaram do grupo Big Brother & The Holding Company, que estava ganhando algum destaque entre a nascente comunidade hippie em Haight-Ashbury. A banda assinou um contrato com o selo independente Mainstream Records e gravou um álbum em 1967. Entretanto, a falta de sucesso de seus primeiros singles fez com que o álbum fosse retido até seu sucesso posterior.
O destaque da banda foi no Festival Pop de Monterrey, com uma versão da música "Ball and Chain" e os marcantes vocais de Janis. Seu álbum de 1968 Cheap Thrills fez o nome de Janis.
Ao sair da banda Big Brother, Janis formou um grupo chamado Kozmic Blues Band, que a acompanhou em I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama! (1969). O grupo se separou, e Joplin formou então o Full Tilt Boogie Band. O resultado foi o álbum Pearl (1971), lançado após sua morte, e que teve como destaque as músicas "Me and Bobby McGee" (de Kris Kristofferson), e "Mercedes-Benz", escrita pelo poeta beatnik Michael McClure.
Joplin morreu de overdose de heroína em 4 de outubro de 1970, em Los Angeles, Califórnia, com apenas 27 anos. Foi cremada no cemitério-parque memorial de Westwood Village, na cidade de Westwood, Califórnia, e suas cinzas foram espalhadas pelo Oceano Pacífico numa cerimônia. O álbum Pearl foi lançado 6 meses após sua morte. O filme The Rose, com Bette Midler no papel de Janis Joplin, baseou-se em sua vida.
Ela hoje é lembrada por sua voz forte e marcante, bastante distante das influências folk mais comuns em sua época, e também pelos temas de dor e perda que escolhia para suas músicas.



"Em sua breve carreira, Janis Joplin parecia estar à beira do precipicio da auto destruição. Como Billie Holiday, eram a luta contra o vício em drogas e os relacionamentos apaixonados que faziam seu blues soar tão convincente. Ainda assim, a cantora aparentava estar dando um rumo à sua vida quando entrou no estúdio para gravar Pearl. Depois de ganhar disco de ouro, em 1968 por Cheap Thrills, ela saiu da Big Broter e reuniu uma banda mais versátil, a Full Tilt Boogie Band. Janis também parecia ter sossegado e estava noiva. Claro, sossegar em termos relativos. A capa do álbum mostrava Joplim com seus companheiros habituais - a bebida e o cigaro.
Pearl é um belo argumento em favor da idéia de que Joplin poderia ter sido não a maior cantora de blues da época, mas a maior cantora ponto final. No começo do disco, quando o Full Tllt Boogie toma de assalto a faixa " Move Over" e segue com o lamento de "Cry Baby", Joplin mostra uma impressionante versatilidade vocal, enchendo as palavras de drama e paixão. As modulações de "A Woman Left Lonely" a tornam comparável às grandes divas, como Bessie Smith. Joplin também sabia divertir - basta ouvir "Me And Bobby McGee" e Mercedes Benz".
Na verdade, a melhor faixa do disco não contém uma palavra cantada por joplin. Ela foi encontrado morta , de overdose de heroína, num quarto de hotel em Hollywood, antes que tivesse posto os vocais em " Buried Alive In The Blues". Lançado postumanente, Pearl chegou ao topo das paradas e consolidou a lenda da cantora para todo o sempre."
texto tirado do livro 1001 disco para ouvir antes de morrer


  1. Move Over
  2. Cry Baby
  3. A Woman Left Lonely
  4. Half Moom
  5. Buried Alive In The Blues
  6. My Baby
  7. Me and Bobby McGee
  8. Mercedes Benz
  9. "Trust Me
  10. Get It While You Can

Bônus
11.Tell Mama
12.Little Girl Blue
13.Try(Just a Little Bit Harder)
14.Cry Baby

DOWNLOAD

Um comentário:

Unknown disse...

adorei o blooog :DDDDDDDDDDD