
Um dos grupos mais influentes de sua época, os Byrds faziam uma mistura de folk, rock e psicodelia. Tinha como integrantes, Gene Clark [vocais], Roger Mcguinn [guitarra, vocais], David Crosby [guitarra, vocais], Chris Hillman [baixo, vocal], Michael Clarke [Bateria], em sua formação original.
Um grupo fantástico com quatro vocais. Esse disco é um marco na histótia, imortalizou a canção "Mr. Tamboutine Man" de Bob Dylan o levando ao topo das paradas como compositor.
Gravadora - Columbia
Naconalidade - EUA
"Independente do que Dylan queria dizer, eu transformei a música numa oração"
Roger McGuinn, 1968
"Os Byrds se tornaram o primeiro grupo dos Estados Unidos a rivalizar, artística e comercialmente, com o domínio dos Beatles, quando o vocal do líder Jim (mais tarde, roger) MacGuinn - uma mistura de Jonh Lennon com Bob Dylan - se juntou a harmoniazação de Gene Clark e David Crosby e ao som agudo da guitarra Rickenbauer de 12 cordas no single "Mr. Tambourine Man". A banda também garantiu a Dylan o primeiro lugar nas paradas internacionais como compositor, o que influenciou sua decisão de usar a guitarra elétrica e dar o pontapé inicial no movimento folk-rock.
O LP Mr. Tambourine Man ampliou o escopo do single trazendo outras três vesões calibradas de músicas de Dylan, entre elas o hit "All I Really Want To Do". O álbum também revelou o talento do compositor Gene Clark. Ele contribuiu com a canção que contém a essência dos Byrds, "I´ll Fell A Whole Lot Better" (mais tarde gravada por Tom Petty), e escreveu ou colaborou em mais quatro faixas, incluido as odes ternas ao amor de "You Won´t Have To Cry" e "Here Without You". Os Byrds homenagearam suas raízes folk com a sublime "The Bells Of Rhymney", que inspirou diretamente os Beatles em "If I Needed Someone". Em agredecimento a Jackie De Shannon, patronesse do grupo, eles gravaram "Don´t Doubt Yourself, Babe", escrita por ela, acrescentando uma batida à la Bo Diddley. Também fizeram uma releitura do hino da Segunda Guerra Mundial "We´ll Meet Again", de Vera Lynn, da trilha sonora do filme Dr. Fantástico, um sucesso da banda em seus primeiros shows ao vivo.
A alternância de guitarras e a suave harmonia dos Byrds permanecem até hoje, inspirando um sem-números de grupos como The Pretenders, The Smiths, Stone Roses, R.E.M. e Primal Scream, para citar apenas alguns."
Texto retirado do livro 1001 discos para ouvir antes de morrer
Músicas
01. Mr.Tambourine Man (Dylan)
02. I´ll Feel A Whole Lot Better (Clark)
03. Spanish Harlem Incident (Dylan)
04. You Won´t Have To Cry (Clark/McGuinn)
05. Here Without You (Clark)
06. The Bells Of Rhymney (Davies/Seeger)
07. All I Really Want To Do (Dylan)
08. I Knew I´d Want You (Clark)
09. It´s No Use (Clark/McGuinn)
10. Don´t Doubt Yourself, Babe (DeShannon)
11. Chimes Of Freedom (Dylan)
12. We´ll Meet Again (Parker/Charles)
DOWNLOAD
9 comentários:
[b]Baita CD!
Mto bom!
:D
www.e-nozes.blogspot.com
Olá!!!
Vim retribuir a visita.
Teu blog é muito interessante.
Tudo muito bem feito.
PARABÉNS!
Lissandra
opaaa parece ser bom adoro novidades... vou baixa ai para ve qual é a deles
boa dica
Não me lembro de ter escutado nada deles... ou já escutei ???? Hum!!!!!
gostei do post !!!!
^^
Não conheço a banda...
Vou v se me informo...
vlw!!!
O Bar fica na Avenida Ipiranga com a Avenida São João... no coração de São Paulo, e a decoração é bem cl´´assica... o Bar é LINDOOOOOO
vale a pena conhecer
legal
mais nem curto o som
Eu n sei seu estilo de música, mas pelo seu blog acho que é mt bom!
Ouça esse dueto, é muito bom, aqui de Salvador...isso ai n temos só axé.
www.myspace.com/doisemum
APaula
http://ofedor.blogspot.com
Eu n sei seu estilo de música, mas pelo seu blog acho que é mt bom!
Ouça esse dueto, é muito bom, aqui de Salvador...isso ai n temos só axé.
www.myspace.com/doisemum
APaula
http://ofedor.blogspot.com
Postar um comentário