
Neil Yong é um dos melhores cantores e compositores, e Tonight´s The Night é um de seus melhores trabalhos, este vale a pena conferir.
Gravadora - Reprise
Nacionalidade - EUA
Em1973, Neil Young poderia ser o homem mais feliz da Califórnia. Seu último álbum, Harvest, tinha chegado ao primeiro lugar das paradas da Inglaterra e dos Estados Unidos, e os críticos o consideravam o melhor compositor e cantor de sua geração. Mas Young estava deprimido e infeliz. No ano anterior, havia perdido dois amigos muito próximos - Danny Whitten, guitarrista do Crazy Horse, e o agente Bruce Berry -, ambos por overdose de heroína. Seu sucesso comercial o fez se sentir aprisonado e isolado.
Tonight´s The Night foi uma tentativa de escapar do passado. Gravado numa série de sessões noturnas, movidas a tequila, no estúdio SIR, em Los Angeles, o álbum traz um Young reinventado como um trovador bêbado de bar. Nada dos country-rock perfeitos e das suaves faixas folk de Harvest. Em vez disso, o disco faz reflexóes em tom de blues sobre a fama e a morte. A faixa-título, abastecida pela guitarra devastadora de Nils Lofgren, retrata a vida triste e desperdiçada de Bruce Berry. "Tired Eyes" lembra a luta de Whitten contra as drogas. "He tried to do his best, but he could not" ("ele tentou fazer o melhor que podia, mas não conseguiu"), diz a frase batida do refrão. "World On A String" apresenta a pedal steel etérea de Ben Keith e a rejeição cínica de Young a seu status de celebridade. A imagem da capa é tão provocadora quanto a música.
O álbum foi gravado em 1973, mas a Reprise segurou o lançamento de Tonight´s The Night, na vã esperança de que Young fizesse um disco mais comercial. Foi, finalmente, lançado em 1975 e recebeu ótimas críticas, mas não conseguiu igualar as vendas registradas pelos álbuns anteriores. Sua verdadeira influência só foi notada uma década depois, quando grupos grunge e de country alternativo passaram a imitar seu som cru e apocalíptico.
"texto retirado do livro 1001 discos para ouvir antes de morrer"
"Não acho que Tonight´s The Night seja um álbum agradável"
Neil Yong, 1975
Músicas
- "Tonight's the Night" – 4:39
- "Speakin' Out" – 4:56
- "World on a String" – 2:27
- "Borrowed Tune" – 3:26
- "Come On Baby Let's Go Downtown" – 3:35
- "Mellow My Mind" – 3:07
- "Roll Another Number (For the Road)" – 3:02
- "Albuquerque" – 4:02
- "New Mama" – 2:11
- "Lookout Joe" – 3:57
- "Tired Eyes" – 4:38
- "Tonight's the Night, Pt. 2" – 4:52
Zshare
11 comentários:
Fantástico álbum, eu o tenho.
Acredito que ele, junto com Bob Dylan são os dois melhores compositores da música norte-americana.
bloog mto boom ;
parabéns ;
Vale msm conferir este album!
Fantastico album,eu também tenho(2)
Correção:É do meu tio,mas já ouvi e me informei ;D
Só pra falar que gostei das frases no canto direito!
Conheci a pouco e nao discuto quanto a qualidade! otimo!
abraços
"Tonight´s The Night foi uma tentativa de escapar do passado. Gravado numa série de sessões noturnas, movidas a tequila, no estúdio SIR, em Los Angeles, o álbum traz um Young reinventado como um trovador bêbado de bar."
Com esse trecho, você me convenceu a dar uma chance pra ele...
Mas uma coisa que eu percebo é a seguinte. Quando um música tem uma grande perda - seja de um parente ou amigo - ele normalmente cria uma homenagem musical para o falecido.
Estas homenagens estão, na maioria das vezes, entre as melhores músicas criadas pelo cara.
E dá pra entender, né... Afinal, criaram a coisa com sentimento de verdade.
Vou conferir depois!
Abs!
Gosto de Old Man,Beautiful bluebird ,Birds,Red sun.Memoria afetiva,rss
gosto do som desse cara, bom gosto o seu parabens.
obrigado pelo bom gosto, mas então somos dois.
abraço...
Homenagens sempre rendem bons títulos... não conheço o trabalho, mas irei buscar e sei bem onde fazer isso aqui no Rio... Não conheço o livro "1001...", vou procurar também... obrigado pelas indicações...
Seu blog é muito interessante e repleto de especialidades... além de possuir um banner formidável... parabéns...
Ótimo dia...
Henrique
Vai Vendo...
Postar um comentário