quarta-feira, 12 de março de 2008

1971 - Jethro Tull - Aqualung


Nacionalidade - Inglaterra
Gravadora - Island

Dois filmes clássicos de Chistopher Guest vêm a mente quando se ouve o Aqualung, do Jethro Tull: This is Spinal tap e A Mighty Wind. O primeiro é um falso documentário heavy metal; o segundo retrata um grupo de folk fictício. De Aqualung em diante o Tull passou a ser enquadrado no gênero do primeiro filme, mas sua inspiração vem do estilo musical do segundo.
A faixa-título abre o álbum com o ecletismo típico da banda. Num primeiro momento, surge o dedilhar de um violão tranqüilo e um piano civilizado; no seguinte, é a vez do baixo frenético e de passagens de bateria - tudo isso coroado por um solo firme de guitarra. "Cross-Eyed Mary" segue um padrão mais tradicional. A flauta característica do vocalista Ian Andersonpaira sobre a pulsante linha de baixo de Jeffrey Hammond e os floreados aranjos orquestrais de David Palmer. A música, então, se submete ao reinado da guitarra, embora o piano, os sininhos e a volta da flauta de Anderson desafiem o rock potente do núcleo formado por guitarra, baixo e bateria.
As letras de Aqualung se encaixam numa fantástica narrativa que se desenrola ao longo do álbum e se baseia, em parte, nas experiências de um sem-teto. Essa história faz com que a música singular do disco esteja vinculada a uma mensagem de concientização, própria da época. o conceito é estabelecido pelo texto da contracapa do álbum - uma leitura distorcida do primeiro capítulo do Gênisis. Na versão do Tull da narrativa bíblica, o homem criou Deus, depois o Aqualung.
O disco tornou-se um marco instigante do prog-rock-folk. Sua temática não impediu que as faixas cheias de riff fizessem sucesso nas rádios - nem que o álbum vendesse milhões de cópias.
"Texto retirado do livro 1001 discos para ouvir antes de morrer"

"A gente estava meio que na periferia do rock"
Ian Anderson, 2003

O nome Jethro Tull vem do nome de um fazendeiro inglês que inventou uma técnica agrícola nova no século XVIII que deu origem ao arado de hoje.

"Se toda aquela neve fosse cocaína o Jethro Tull poderia fazer uma temporada de inverno aqui". Comentário de Robert Plant, em um avião no Canadá, após uma excursão com o Jethro Tull onde aconteceram vários desentendimentos entre as bandas.

1 ;Aqualung
2 ;Cross-Eyed Mary
3 ;Cheap Day Return
4 ;Mother Goose
5 ;Wond´ring Aloud
6 ;Up To Me
7 ;My God
8 ;Hymn 43
9 ;Slipstream
10 ;Locomotive Breath
11 ;Wind Up

Rapidshare


2 comentários:

Anônimo disse...

Blog sensacional :D

blog disse...

Um dos melhores discos do progresivo que conheço.

É isso.
e somente. Nem preciso falar mais nada.

Parabéns.